4 tendências de design de embalagem emergentes em 2016! 22

4 tendências de design de embalagem emergentes em 2016!

4 tendências de design de embalagem emergentes em 2016! 22

4 tendências de design de embalagem emergentes em 2016!

Especialistas renomados garantem que essas tendências de design de embalagem vieram para ficar!


Toda abundância cria uma nova escassez.


Seguindo essa premissa, especialistas analisaram todo o mercado e fizeraram uma curadoria das tendências de embalagens nos próximos anos.

Entre várias outras conclusões, aprendemos que:

   • O novo design de embalagem do século 21 foca no compartilhamento e design de experiência.

   • As embalagens se tornaram outdoors portáteis, por isso a beleza sua beleza é indispensável.

   • As embalagens precisam articular o valor do produto de maneira simples e empática, sempre focando no cliente.

Como exemplo cito as novas embalagens do McDonald’s, que trazem um apelo fashion e millennial para fugir da fama de trash food, por exemplo.

Mas bla bla bla à parte, veja o que o futuro vos guarda:

1. ASAPAS SIMPLE AS POSSIBLE

Como sempre, entender o público-alvo é mais do que indispensável!

Dessa maneira você saberá exatamente o que o público gosta e procura, logo você poderá ser o mais simples e objetivo possível.

Esse é o caso do design de embalagem ASAP, que entrega mensagens simples para um mundo complexo – assim o público identifica logo de cara o que eles estão procurando.

Não entendeu? É só ver a embalagem do Tylenol Care+:

TYLENOL CARE +
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Se imagine doente na farmácia e louco para ir pra casa:

Você quer ficar lendo nomes estranhos de marcas e medicamentos ou identificar de imediato do que o remédio se trata?

Daí nasceu a objetividade do Tylenol Care+: além de um design de embalagem lindo, ele traz títulos óbvios como “Estou com Febre” e “Estou com Tosse”!

Aliás, o design de embalagem asap é ainda mais eficiente em marcas famosas, como o Tylenol, e isso é óbvio:

Você entrou na farmácia com a cabeça explodindo, e avistou essas lindas embalagens e viu “Estou com Febre”, logo seu cérebro já acendeu – e em seguida você leu “Tylenol”, logo veio a conclusão: “posso confiar nesse remédio”!

São esses fatores que tornam esse design de embalagem matador em um mundo poluído por informações muitas vezes inúteis.

DREXEL UNIVERSITY ONLINE ACCEPTANCE KIT

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Se você também já estudou fora do Brasil, você já encarou tal agonia:

Você fica atualizando a sua caixa de email todo dia na esperança de chegar o convite da sua universidade, confirmando o seu acesso.

E é justamente para estraçalhar todo esse sofrimento que a Drexel envia um kit de boas-vindas irresistível que alivia imediatamente qualquer  calouro!

Um entrega física já é especial por si só, mas ainda há um detalhe: esse kit é para os alunos EAD, que sequer imaginam receber algo físico!

O design de embalagem da Drexel University traz títulos grandes e impactantes, focando em um espírito aventureiro anunciando que “Sua Jornada Começa Aqui”!

BASIC PRODUCTS

Lembrou da linha Basic? Estes são tão diferentes que estrelaram o post de dicas do design suíço (um dos posts de maior sucesso aqui)!

O slogan diz que não é para escolher, e sim ir direto ao ponto: se você precisa de um shampoo básico, pegue o basic e vá pra casa.

Inclusive acabo de notar tal simplicidade em meu próprio banheiro:

   • O design de embalagem do meu shampoo (classe B) é mais sofisticado, inclusive com termos científicos e em inglês.

   • Já o de uma familiar (classe C) é mais povão e descreve o cabelo e o que ele visa reparar.

No auge da minha arrogância e elitismo”, eu nunca comprei esse tal shampoo, e isso é óbvio ao analisarmos o público-alvo dele:

A classe C em geral não fala inglês e nem sabe o que é keratina ou frizz, logo um design de embalagem asap é essencial para eles.

2. GEOMETRIA 101

Nossa primeira tendência focou em clareza e objetividade através das palavras, mas a segunda o faz através de gráficos: por que gastar uma nota com ilustrador e fotógrafo se o teu produto brilharia com formas que qualquer dezaini pode produzir?

Muitas foram as embalagens de 2015 que usaram formas geométricas e padronagens feitas de formas simples, com uma paleta de cores limitada; uma combinação de simples produção, fácil conexão com os clientes e bem menos dor de cabeça na hora da impressão!

Você sabe bem como as gôndolas podem nos sobrecarregar com embalagens tão complexas que mais parecem cartazes – e é justamente por isso que elas podem ser  derrotadas por quadrados, triângulos e paletas monocromáticas!
CORINNE COSMETICS

O Corinne Cosmetics traz simplicidade em sua essência, que não está apenas em seu cartão de visitas, mas no próprio produto!

O mercado de cosméticos está tomado por embalagens glamourizadas que trazem até fotos e polimentos, tornando as gôndolas um caos que te faz querer largar tudo, vender miçanga na praia e usar shampoo de jambu!

À isso o Corinne responde com um design à la Apple (simples, mas não medíocre), sem demonstrar o menor desespero dos concorrentes – que em suas embalagens te lembram que “quem muito diz, não tem nada a dizer.

Afinal, você já se sentiu enganado por certas embalagens, não é mesmo?

KINDO

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O Kindo é um daqueles projetos que na produção você já tem certeza que fará sucesso com muita gente!

Com formas e cores simples, essa marca mostra toda sua receptividade sem a menor dificuldade, te dando curiosidade e calmaria :3

Imagine essas padronagens aplicadas no design de interiores da marca; você se imagina ignorando uma loja dessas?

Você pode não entrar, mas uma investigada na faixada é irresistível!

Agora abordaremos uma embalagem que incorpora cores e formas de maneira diferente e completamente apaixonante!

Essa embalagem de mel maravilhosa do Hexagon cria empatia imediata ao fazer de si própria uma forma geométrica e ir ao extremo da simplicidade na paleta de cores, usando o próprio produto!

POR FAVOR, clique aqui pois você precisa conhecer esse projeto!

 3. OLD-FASHIONED ORNAMENTADO

Até aqui falamos de simplicidade, mas a terceira tendência do design é complexa ao ponto de ser “impossível” para alguns!

O fato é que há um crescente interesse em produtos mais “retrôs”, seja porque você é um saudosista, ou um hipster – ou apenas alguém que quer ser enganado por uma produto fingindo ser algo que não é!

Esse estilo pega toda a complexidade e detalhamento de estilos antigos e os simplifica de maneira mais contemporânea, exaltando a qualidades do passado da arte – como a caligrafia e técnicas de impressão já mortas!

Talvez você lembre do Don Papa que tanto amamos; um produto que carrega tradição e muita história em sua essência, o que faz dele perfeito para uma “pegada” mais retrô, rústica e altamente ornamentada!

A embalagem já transmite confiança em suas ornamentações, fazendo essa edição limitada (envelhecida por 10 anos) parecer ainda mais especial ao contar uma história que uma Smirnoff nem sonha em contar!

Mas cada público é um público, obviamente!

Anunciadas para este ano, as novas latas da Bud Light contrariam todas as “modernosas” do mercado (inclusive as da própria Bud), apostando suas fichas na tradição!

Embora a Bud Light seja a mais vendida em seu mercado, a chegada de novas bebidas deu um golpe preocupante nas vendas, e é justamente por isso que agora as latas virão carregadas de história!

Assim a clientela irá esquecer do novo e optar pela tradição!

NORWEGIAN BREAD

Mantendo a tradição em mente, a “padaria” Norges cresceu mas não esqueceu o que realmente importa: aquele feeling de pãozinho de produção familiar, com o cuidado que a produção industrial não costuma oferecer!

Para tal, o saco de pão é como qualquer outro, mas a monocromia com gráficos simples remetem a já saudosa xilogravura, transmitindo segurança quanto a qualidade de sua comida (importante para um produto que precisa ser bom, afinal de contas, seu consumo coloca a tua saúde em jogo)!

 4. SHELF LIFE (VALIDADE)

Você sabe: um dia as embalagens nada mais eram que uma caixa que protege a tua comida das baratas, mas hoje tudo mudou: a shelf life têm como objetivo não ir para sua lixeira, mas sim embelezar a tua casa!

Isso é duplamente maravilhoso: além de não ocupar espaço dentro de seu armário e adornar a sua mesa, as shelf lives se mantém sempre à vista – motivando não só uma segunda compra da sua parte, mas transformado as visitas em novos clientes!

Ah, e em parte, isso torna as embalagens mais ecológicas, né? Algumas dessas são tão maravilhosas que você irá encontrar novas utilidades para elas mesmo após o produto se esgotar!

O saquê Koi foi um dos maiores sucessos aqui pelo site!

Não faço ideia se saquê é bom, mas pense nas possibilidades da embalagem:

Você pode comprar uma única garrafa e usá-la diariamente, mas também pode colocá-la na sua mini-adega onde ela brilhará como uma diva!

Mas você pode comprar várias (como na imagem acima) e inovar colando todas na parede da tua sala!

Koi, nós te amamos!

Inspiradas em gotas, essa garrafa de água tem um formato um tanto inovador, com aquela carinha gourmet que deve custar 500% a mais que o justo!

Mas você tem um bom motivo para pagar: a garrafa é tão maravilhosa e resistente (afinal, não é plástico) que você poderia usá-la pro resto da vida!

Você compra uma água, mas leva um item decorativo!

ORGANIC COTTON TAMPONS

Os Organic Cotton Tampons são absorventes internos anti-constrangimento, veja só: “nós acreditamos que a saúde feminina deve ser estilosa e amigável, não algo que você deve esconder no armarinho do seu banheiro, mas sim algo você pode deixar confortavelmente na sua pia.

Cada absolvente tem padronagem e cores únicas que te ajudam a guiar na escolha do mais adequado às suas necessidades – não podemos amenizar sua TPM (embora gostaríamos), mas pode mudar a saúde feminina.”

NUTRILINX

Nutrilinx é uma marca de vitaminas bem a frente a das demais!

Com um toque retrô, suas embalagens têm o formato de poções à la Harry Potter, exaltadas com um toque humanista que as diferencia de tudo no mercado! E essas cores maravilhosas nas shapes? Além de lindas, podem ser feitas com a variação de um único Pantone, economizando na produção!

Além disso, a embalagem é simples ao seu modo: embora tenha vários textos, o que importa está bem destacad, como a Lisina com um L bem grande!

Já os textos secundários, são objetivos em informar a utilidade de cada complexo vitamínico, não tomando com promessas!


E aí, curtiu as dicas? Então por favor:

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