4 Dicas de Design da Pixar [The Design of Story]

4 Dicas de Design da Pixar [The Design of Story]

A exposição The Design of Story revelou os segredos de design da Pixar, e a boa notícia é que eles chegaram até nós que traduzimos tudinho para você! 😉

E se você quiser MESMO aprender os segredos da Pixar, aqui vão duas oportunidades imperdíveis para você:

São muito bons; não perca a oportunidade! Agora bora entender como os três princípios de design da Pixar (storytelling, empatia e acreditibilidade) resultam naqueles filmes incríveis que conquistam pessoas de todas as culturas e idades! ♥

Tópicos do Artigo 

Design é pesquisa!

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Design” costuma ser porcamente traduzido como “desenho” (daí “Desenho Industrial”), mas na real “design” significa “projetar”—e projetar requer uma boa pesquisa!

Os designers da Pixar são categóricos ao afirmar que “mesmo que você não tenha uma grande ideia, dedicá-la uma boa pesquisa a tornará muito melhor.” Isso porque a pesquisa traz insights que não apenas podem melhorar a ideia, mas também levar a novos conceitos que tornam a ideia original numa piada. Pesquisar nunca é demais!

O Design do Filme Carros

Até é possível fazer um filme sobre carros sentado no seu escritório, mas por que não pegar um carro e vivenciar o tema?!

O time da Pixar se reuniu para fazer uma road trip pela Route 66 (no qual o filme se passa); lá eles comeram em restaurantes da região, compraram cartões postais e até mesmo coletaram pedras e terra para a pesquisa. O objetivo era ter o verdadeiro feeling do que é viver na região, podendo assim fazer um design de personagem mais crível e bem-sucedido.

Mas tudo bem se design de personagem não for o seu lance: clique aqui para saber como isso se aplica ao design de logos. : )


Colaboração entre times!

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Rascunho do filme Up

A Pixar usa um método de design chamado brain trust: quando diversos times criativos se unem em todas as fases do projeto para refinarem as ideias.

Um belo exemplo é a casinha do filme Up — Altas Aventuras que, embora simples, teve a participação do time de pesquisa, desenhistas, técnicos e etc., etc. Assim um sujeito melhorou os tijolos; outro mostrou onde o cano daqui e alí deveria estar; um terceiro sugeriu melhores mobílias para o cômodo X e Y, e assim vai.

É claro que tudo isso é feito sem brilhantismo barato; o objetivo é engrandecer o projeto, e não obter glória pessoal! 😉


Detalhes importam!

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Rascunho do filme Wall‑E

Os dois grandes objetivos da Pixar são a empatia com o público e a “acreditibilidade”!

Você já notou que os personagens de Toy Story têm belas costuras? Se não percebeu, pode ter certeza que o seu inconsciente sim! Esse amor pelos detalhes deixa tudo mais crível, e uma boa forma de entender isso é imaginando o Wall‑E sem quaisquer detalhes (dobras, parafusosos, cores e etc.).

Será que ele ainda seria emocionaria caso fosse uma caixa chapada? Muito menos, uma vez que—embora boa parte das emoções dele sejam transmitidas pelo olhar—é tooodo o conjunto que dá vida ao olhar.


Simplicidade no design é tudo!

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Rascunho do filme Divertida Mente

Um conceito vital de design na Pixar é o “Simplexity”: simplificar imagens à essência.

Isso se mostra no filme Divertida Mente onde cada emoção representa uma forma básica, sendo a Raiva um quadrado, a Tristeza uma lágrima e o Medo um retângulo. Obviamente todos foram refinados e adornados em seguida, mas note como tudo começou com formas bem primitivas.

Essa dica lembra muito um princípio do design de logotipos que diz: pegue seu logo e tire todo o excesso; o que sobrar é a sua marca. (Ou seja, encontre o que é essencial no seu logo e o que não passa de firula, assim você saberá o que refinar e o que retirar.)


E você, aplica alguma dessas dicas no seu trabalho? Qual é a mais importante para você? 😀

VIA FastCo

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