8 Designers de sucesso compartilham dicas para designers iniciantes

8 Designers de sucesso compartilham dicas para designers iniciantes

Como se tornar um designer bem-sucedido? Designers precisam saber desenhar? Hoje você terá o prazer de receber dicas de grandes designers, como Sagmeister & Walsh, e descobrir o que os ajudou a alcançar o nível de sucesso que eles têm hoje!

Esse post é de extrema importância pois milhares de designers acham que saber meia dúzia de softwares, e conceitos de Gestalt do primeiro semestre na faculdade, basta para entrar no mercado e ganhar milhões.

Mas o verdadeiro design é mais um trabalho psicológico do que técnico, como o próprio nome indica! Design vem do francês antigo desseign (projetar, propósito) – e é justamente por isso que há duas formas de ter sucesso na área:

Ou você é extremamente bom nessas coisas básicas que chamam de design, ou você se reinventa aprendendo coisas novas todo santo dia. É simples assim!

Então esqueça os mimimis de grupo de design e embarque nessa leitura comigo! : )

Tópicos do Artigo 

Jessica Walsh (da grande Sagmeister & Walsh)

Quando você é jovem, você pode arriscar mais já que você não tem família nem casa para sustentar, então não se preocupe em ganhar dinheiro, mas sim em descobrir o que você ama e tire o melhor proveito disso!

Encontre agências e designers que você admira e tente aprender com eles – pois, em muitos casos, essas experiências serão mais importantes do que a educação formal.

Grandes experiências de trabalho podem ser melhores do que a universidade e você deve priorizar isso o quanto antes.

Trabalhe duro no que você ama e se mantenha apaixonado e persistente. Traga uma voz única ao seu trabalho e coloque sua personalidade em tudo que você fizer.

Ah, e não esqueça de ser legal, pois ninguém quer trabalhar com um fi…”

Stefen Sagmeister (co-fundador ↑)

Um jovem designer deve ser capaz de fazer o que a maioria dos designers dizem não ser importante: deixar as coisas com boa aparência.

Nós encontramos várias pessoas com boas ideias e que são habilidosas com ferramentas digitais, mas poucas realmente sabem trabalhar as formas.”

Maria Giudice, Vice Presidente de UX na Autodesk

Quem está saindo da faculdade agora está em uma situação ideal para se tornar um grande líder! A cultura tecnológica está se tornando uma commodity, mas a design experience não pode ser commoditizada.

Hoje a faculdade te ensina os sistemas de pensamento; design thinking; como analisar; usar sua intuição, e como executar o seu trabalho – e todos esses aprendizados podem ser aplicados a cargos de liderança em empresas” (inclusive seu próprio negócio).

Gadi Amit, presidente da New Deal Design

Um designer deve ser capaz de mostrar clareza vinda da complexidade; como bem diz o velho ditado: mais é menos!

Você deve ser capaz de formar um conceito claro que combina componentes e limitações em uma experiência de usuário que supere todas expectativas do público.”

Quer um bom exemplo? Veja o copo comestível do KFC:

KFC cria copo comestível para salvar o meio-ambiente! 3

Irene Au, design na Khosla Ventures

Continue produzindo. Mesmo que você não esteja em um trabalho que você gosta, procure desculpas para fazer design e assim monte um portfólio (além de pegar feedbacks valiosos, é claro).

Aprenda a programar***: mesmo que você não queira trabalhar com isso, você se tornará um designer melhor, mais preparado e muito mais valioso para o mercado.

Lembre que suas atitudes valem muito mais do que aquilo que você sabe, então continue positivo, curioso e faminto.”

***Recomendo que você conheça a Codeacademy, lá você aprende isso tudo com facilidade (E DE GRAÇA)!

Kate Aronowitz, vice presidente na Wealthfront (e ex-diretor no Facebook)

Meu conselho para novatos é simples: seja deliberado!

A ideia de que a sorte tem grande influência na tua carreira é mentira. Você precisa saber extremamente bem que tipo de carreira você almeja, e se posicionar em equipes que te ajudarão a chegar lá!”

Não deixa a vida te levar, pois geralmente ela não vai te levar a bons lugares.

Aaron Shapiro, CEO da Huge

A pergunta mais importante a se questionar é se o que você produz não é só aparência, mas sim função.

Por décadas, designers criaram interfaces elegantes que tornam a vida das pessoas mais fáceis, mas logo todas elas se tornarão obsoletas.

E é por isso que você deve criar produtos e serviços que antecipam as necessidades dos usuários e que tome decisões por eles.

Essa mudança fundamental do design thinking dará a jovens designers novas oportunidades – e muito mais responsabilidades – do que nunca antes.”

Dicas de carreira de grandes designers para iniciantes!

Scott Snibbe, fundador da Eyegroove

O segredo para os designers hoje é pensar em dois aspectos invisíveis do design que são mais importantes do que a programação visual, sendo eles:

Primeiramente, o design de interação

Imagine como é uma experiência para o usuário, pois pensar os elementos chaves do fluxo de informação é tão importante quanto as cores e formas e, se esse fluxo falhar, seu trabalho será perdido.

Você pode fazer teu design de acordo com histórias, wireframes e protótipos; mas o segredo está na empatia, psicologia e psicologia social, ou seja:

Entender como as pessoas enxergam e vivenciam os seus projetos.

Por fim, o design segundo dados

Criar hipóteses para testes A/B, e dados mensuráveis relacionados ao teu trabalho, te ajudará saber se teus designs são funcionais ou não (e como melhorá-los).

Pense nisso como o DNA do seu trabalho: se o DNA for bom, então tudo relacionado a ele terá maiores chances de ser aceito por diversos tipos de público-alvo.”

Resumidamente

Designers iniciantes devem deixar a fome pelo dinheiro de lado, e focar com tudo em experiências empoderadoras.

Foque em descobrir o que você ama e junte-se a equipes onde você possa exercer suas funções – e quando conseguir, aproveite todo feedback que tiver.

Mas, talvez, mais importante: foque em ser uma pessoa legal, curiosa e prestativa pois, em muitos casos, isso te será bem mais útil do que habilidade!

Curtiu? Não deixe de compartilhar com seus amigos! 😉

Autor

Comentários

Recomendados

341 Shares
341 Shares
Share via
Copy link