Como vencer o bloqueio criativo ao desenhar sua própria marca

Como vencer o bloqueio criativo ao desenhar sua própria marca


Você também já desistiu de desenhar o seu logotipo pessoal? Tem a sensação que tudo sai ruim e por isso a ideia está engavetada?

Calma que a solução é mais simples do que parece! O problema não é falta de criatividade, mas sim uma pequena deficiência em nossas formações enquanto designers.

Isso porque nossas faculdades têm pouca ênfase mercadológica e por isso temos dificuldade em nos vermos enquanto marcas, o que resume a criação do seu logotipo a uma questão artística.

Então o primeiro passo é simples: se tocar que você não está concorrendo a um match no Tinder, mas sim a um job. Se tocar que ninguém quer ver sua personalidade na marca, mas sim o seu potencial criativo / produtivo.

O segredo é não desenhar o que você acha de você, mas o que o mercado quer ver de você! Como? Bora ver! ↓

Tópicos do Artigo 

O diferencial da sua marca é tudo

Como fazer a sua marca pessoal sem surtar [BRANDING] 3
Brand Identity do Morandini
Quando você vai ao Carrefour, você se pergunta qual é a personalidade do designer do logo do mercado (ou sequer do CEO encomendou)? Não, né? O mesmo vale para a sua marca.

Por isso o primeiro passo é se responder as seguintes perguntas:

  • Por que eu continuo nessa carreira desmoralizada e mal remunerada?
  • Qual é o valor do meu trabalho? Onde quero chegar com meus designs?
  • Como você se apresenta profissionalmente? Um miçangueiro ou um projetista?
  • Como quero ser percebido pelo mercado?
  • Por que o cliente deve investir em mim e não na concorrência?

O seu projeto de logotipo pessoal não deve ser um resumo de você, mas do seu potencial profissional. Por isso uma dica uma boa seria aplicar a si um briefing que você aplicaria aos seus clientes, por exemplo.


Crie sua Proposição de Valor como Designer

Seria risível um cirurgião se dizer especialista em cirurgias, logo também é idiota um designer se dizer criativo, você não acha? Isso é o mínimo, e não um diferencial!

O bom da criatividade é que ela não precisa ser dita; basta baterem o olho no seu currículo (ou portfólio) e o layout imediatamente deixará claro se você é criativo ou não. Por isso esqueça desse tipo de obviedade e foque em diferenciais reais, que o cliente/contrante não esperaria de ti—isso é uma Proposição de Valor!

Exemplo: do ano passado pra cá, 3 clientes apareceram no meu Skype revoltosos porque os freelancers são irresponsáveis. Os caras furam compromissos, atrasam os jobs e não entregam o combinado; querem atuar no mercado como designers, mas se comportam como artistas.

Bom, seriedade e compromisso é o mínimo que qualquer profissional de qualquer área deve ter, mas como ela parece ser rara entre os designers de hoje, eu a adotei como um diferencial e a adicionei a minha proposta de valor!

Liste 10 valores pessoais, então se livre de 7 que qualquer outro designer falaria. Aí se esconde a sua marca.

A Proposição de Valor é um conceito de marketing que explica como uma marca ou produto se posiciona no mercado e resolve os problemas do clientes; é aquilo que ele tem de único ou melhor que toda a sua concorrência. (E que acaba num Slogan / Tagline.)

Todas as marcas decentes do mundo têm uma proposição de valor, e você obviamente também precisa de uma, mas, como você já deve ter percebido, “criatividade” não é uma boa aqui.

Isso porque todo e qualquer cliente no universo procura um designer pela sua criatividade, então a não ser que você seja ridiculamente criativo, tentar se provar criativo (e escrever “um profissional criativo…” no currículo) é inútil como dizer que você é um humano.

Por isso leia sobre proposição de valor, crie a sua, e só então parta para o passo abaixo!

Saiba o que é a sua marca pois a maioria das pessoas não sabem. Quando questionadas, elas respondem o que sentem ou o que fizeram.Danny Lennon

CUPOM: TEMPORALC-10CONTO LINK PARA CURSAR

Traço e Psicologia do Logotipo

A Psicologia das Formas de Logotipos! 3

O que você achou daquele logotipo do Morandini alí do início? Para o Morandini, ele é nota mil; para mim, é uma merda! (CALMA, VOCÊ INTERPRETOU ERRADO!!!)

O que eu quero dizer é que ele é perfeito para o Morandini pois reflete bem as capacidades artísticas, lúdicas e criativas dele. Mas e as minhas? Eu não tenho esses mesmos talentos e, embora eu até consiga replicar todos seus traços, eu nunca pensei projetar algo do tipo para meus clientes (nem sequer teria prazer ao fazê-lo).

Por isso não faça como eu que, no auge da minha idiotice, pensei em fazer um lettering ou um personagem para representar a minha marca—dando a ilusão que eu seria capaz de fazer isso no meu dia-a-dia, para qualquer cliente que procurasse algo do gênero.

Aliás, capaz eu até sou, mas eu  não gosto de desenhar há aaaaanos e, caso fosse obrigado, me custaria tanto tempo e esforço que eu teria que e$folar o cliente para compensar o trabalho… Lição: não adianta ilustrar traços de Michelangelo se tu tá mais pra Romero Britto.

Então saiba muito bem o que você realmente é capaz de fazer no seu no cotidiano—sem sofrer—e então aprenda um pouquiiinho de psicologia para manipular o subconsciente dos clientes com o seu desenho.

Pronto, agora você está 90% preparado para desenhar o seu logotipo! Só falta..:


A Semiótica do Logotipo

Uma marca pode ser um veículo ou um destino. Se um veículo, ela fala diretamente com o público. Se um destino, o cliente concluirá por si só após o serviço.Dr. Steven Doloff

Veículos Semióticos

Quando você usa um recurso visual existente e aproveita o inconsciente coletivo (compreensão popular) para influenciar as conclusões do público.

Um exemplo disso é ter uma estrela na sua marca pessoal. Estrelas são associadas a sucesso, premiação, boa performance e vááárias outras maravilhas, mas… será que algum outro profissional do mundo já usou uma estrela como logo? Sim, e são milhares!

Por isso o Veículo é uma faca de dois gumes: se por um lado ele deixa seu cliente meio caminho para te avaliar bem, ele também pode te fazer cair num clichezão e ofuscar sua criatividade.

Dica: capriche nos traços / personalização do Veículo e você conseguirá sair do óbvio e conquistará a simpatia do seu público-alvo. (Daí a importância de ler os 3 posts de psicologia que eu sugeri.)

Destino Semiótico

Quando você faz algo único (se é que isso é possível), seja um símbolo ou tipografia.

Pense num cachorro de 10 patas agora! O que concluir disso? E uma girafa com asas? Eu não faço a menor ideia do que pensar… @_@

Os Destinos não são necessariamente radicais como esses exemplos, mas eles tendem a ser igualmente inconclusivos já que não são comuns no imaginário popular. Isso significa que o seu cliente só vai tirar conclusões reais depois de conhecer o seu trabalho, e não antes.

Atenção: isso NÃO significa que eles são inferiores aos Veículos. Eles são excelentes para demonstrar que você é diferente do que tem aí pelo mercado e deixa claro, de imediato, que você é um criativo!

Mas para isso dar certo, você precisa projetá-lo bem (novamente, leia os posts de psicologia já sugeridos) pois os detalhes dos traços e formas farão toda a diferença na qualidade do logotipo.

Um exemplo de Logotipo Destino

Conclusão

Um logotipo pessoal é como outro qualquer; ele não nasce de um surto de criatividade, de iluminação divina ou qualquer outra besteira do tipo, mas sim de estudo e pesquisa.

Basta que você sente, esqueça quem você é enquanto pessoa e se pense como uma empresa. Você não é mais o Fulano ou Fulana, mas sim o Fulano(a) Inc.™

Projete quem você é e quem pretende ser enquanto marca/empresa ao ponto de conseguir fazer o seu próprio pitch de vendas—se você conseguir fazer isso, você não só desenhará seu logotipo facilmente como terá mais sucesso profissional já que você conhecerá o seu real valor de mercado. Dicas finais de leitura:

E pronto! Se sente mais preparado agora? : )

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