10 Formas como a tipografia afeta o teu cérebro! 12

10 Formas como a tipografia afeta o teu cérebro!

10 Formas como a tipografia afeta o teu cérebro! 12

10 Formas como a tipografia afeta o teu cérebro!

Você sabia que a tipografia afeta o teu cérebro ao ponto de influenciar até mesmo no paladar?

Parece loucura, mas é um fato! Para você entender isso melhor, vamos estudar esse lindo logotipo da Disney com degradê:

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Você veria um D e um Y acima se a marca não fosse popular?

O D poderia facilmente ser um G, e o Y, um P – mas você não se confunde por causa do poder de pregnância da marca.

A primeira lição que tiramos disso é que um branding poderoso afeta até mesmo a nossa interpretação da tipografia.

E como a tipografia causa o seu maior impacto em logotipos, analisaremos uma mesma marca com diferentes fontes para melhor entender o como isso afeta sua percepção:

Fonte Serifadaimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-1

  • Tradicional, respeitável e estável

A fonte serifada traz uma carga de “pedigree”, tradicionalismo e valores semelhantes.

Por se tratar de uma das maneiras mais antigas de escrita, a serifa dá ao público uma leve sensação de “conforto”, como se soubesse que a empresa em questão não a deixará na mão!

A Company Folders é uma empresa de design de impressos, e usar uma fonte como esta (Heuristica) traz um feeling old-school inapropriado para uma marca que trata de design (portanto, modernidade).

Fonte Não-Serifadaimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-2

  • Simples, sensível e direta

A sans-serif é objetiva, e passa a mensagem quase sem que a fonte seja percebida.

Esse é um aspecto motivador do seu extenso uso no design digital, onde ela traz o feeling clean e moderno que já esperamos dessa plataforma (e sem o incômodo das serifas nas telas).

Com a sans serif Caviar Dreams, a marca ficou bem mais moderna e convidativa – o que melhor se aproxima de uma empresa de design.

Fonte Scriptimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-3

  • Pessoal, feminina e decorativa

Assim como as fontes cursivas / caligráficas, as scripts inspiram elegância, graciosidade e até mesmo um toque feminino!

Por ser o estilo mais humano possível, ele é muito eficiente quando precisamos demonstrar alguma forma de afeto e “aconchego” (como em convites de casamentos).

Com a script Carrington, a marca ficaria mais apropriada para vender cartões de dia dos namorados!

Fonte Displayimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-4

  • Amigável, excêntrica e inconvencional

Essas fontes foram feitas para serem usadas em tamanhos maiores, e tem como principal objetivo despertar a sua atenção e curiosidade!

Por isso, a personalidade dessas typefaces se destaca para fazer headlines e Calls to Action!

Ao aplicar a fonte BigFish, a CF ficou impossível de ser ignorada, mas o estilo chama atenção demais – para si, não para a marca –, o que não é nada positivo.

Fonte Modernaimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-5

  • Inteligente, na moda e “pra frentex”

As modernas são vistas como progressivas, estilosas e legais!

São fortes, nítidas, futurísticas e inteligentes – não só representando o presente, mas as tendências futuras! Um estilo muitas vezes ideal para uma startup, que tende a ser mais “pra frentex”.

É exatamente o que ocorreu ao aplicar a fonte Prototype a CF, que ficou bem moderninha com esse estilo – porém os traços da Prototype dão um feeling sci-fi que caíria melhor no Star Trek!

Fonte Decorativaimportancia-tipografia-efeito-das-fontes-company-folders-6

  • Divertida, única e casual

As decorativas carregam muito estilo em si mesmas, com um toque descontraído que automaticamente traz uma atmosfera de informalidade às suas aplicações!

Como a tipografia decorativa é extremamente variada, é difícil rotulá-las; mas sua aplicação na Company Folders suscita várias dúvidas imediatas, e uma delas seria se eles são especializados em impressos para bandas de punk rock, por exemplo.

Agora que você aprendeu “tudo” sobre tipogafia, é importante saber como usá-las na prática e o que não fazer! Uma dica boa ideia é ler o artigo “Os maiores problemas de tipografia no design”. 😉

A tipografia e o seu paladar

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  • Fontes Sans-serif: neutra, plena… como a água;
  • Fontes Slab-serif/pesada: “carnuda” e suculenta;
  • Fontes Arredondas: doces e amáveis;
  • Fontes Jagged/pontudas: Salgada, ou até mesmo azeda.

Como mostrei anteriormente, pesquisas mostram que o design de embalagem afeta o sabor das comidas – e o “sabor do design” fica claro ao ver a imagem acima!

Empresas como o Burger King frequentemente aplicam fontes Slab Serif para vender seus hambúrgueres, e esse aspecto “carnudo” da fonte é reforçado por fontes vermelhas/marrons (aproximando mais a fonte da carne).

Já as fontes arredondas são tão aconchegantes que só poderiam remeter a alimentos igualmente agradáveis – como doces.

Aliás, como mostrado no post de design de embalagem, arredondar uma embalagem pode deixar o alimento tão doce que as pessoas começam a boicotá-la!

Por outro lado, quando você vê uma jagged, que é toda assimétrica, fica bem difícil fazer ligação com um alimento que não seja igualmente desagradável!

Referência: Company Folders
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Comentários

22 Responses

  1. Gostei disso. Não sou designer, sou ilustrador, mas isto muito me interessa.

  2. Adorei!! Esta me ajudando bastante em um projeto 😀

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